Festas de São Pedro - Câmara de Lobos
Detalhe
As Festas de São Pedro, que acontecem em honra do orago de São Pedro – Santo padroeiro dos pescadores, são uma celebração de cariz religioso que assumem grande importância na freguesia de Câmara de Lobos. Estão há muito enraizadas na tradição e na identidade cultural da cidade.
Surgiram no século XVII, aquando da criação da Confraria do Corpo Santo, tendo sido organizadas pelos pescadores. Estes enfeitavam as suas barquinhas e, trajados a rigor, seguiam numa procissão em honra do Santo numa grande devoção.
Hoje, esta é uma celebração de referência na freguesia de Câmara de Lobos que mantém viva a tradição.
As festas iniciam-se geralmente em junho, mês dos Santos Populares.
As marchas populares em honra de São Pedro marcam o início das festividades com um desfile pela vila de Câmara de Lobos. Após as marchas é habitual surgir um incrível espetáculo pirotécnico sobre a baía da freguesia, que normalmente acontece à meia-noite, também em honra do Santo.
Nos dias seguintes seguem-se a missa e procissão solene em honra do padroeiro.
O Cortejo Etnográfico de São Pedro, que também faz parte desta celebração, é uma espécie de reconstituição daquela que era a procissão de São Pedro no século XIX. São relembrados outros tempos, em que as pessoas se vestem conforme a tradição. O auge deste cortejo acontece com a "Queima da Velha e do Velho" e da "Roda Manhosa", um espetáculo de fogo preso que era tradicional nestes festejos.
Ao longo de todos os dias de festa o espetáculo continua com muita música e animação. Não faltam as barracas recheadas pela gastronomia tradicional da vila piscatória.
O centro da cidade enche-se de luz e decorações de arte urbana.
Fonte: Revista Viver Câmara de Lobos nº27 - abr./mai./jun. 2019
Promotor: Câmara Municipal de Câmara de Lobos