Sessão online “Jornadas do Património”

Património, Identidade e Memória: reafirmar a identidade cultural local é o tema da primeira sessão online “Jornadas do Património” que se realiza no 16 de abril, das 14h30 às 17h30.

O património, a memória e a identidade desempenham papéis cruciais na construção da nossa compreensão coletiva do passado, na moldagem do presente e na orientação para o futuro. Estes conceitos não são apenas estáticos, mas dinâmicos, evoluindo à medida que as sociedades interagem e se transformam. Para compreender o seu impacto, é vital analisar não apenas as teorias subjacentes, mas também a forma como são aplicadas em instituições museológicas e pelas autoridades locais.

Numa primeira parte, explora-se a génese dos conceitos proporcionando uma visão aprofundada da origem e evolução dos mesmos, destacando a sua relevância ao longo do tempo. Num segundo momento, discute-se as práticas e os desafios enfrentados pelas instituições museológicas na preservação e comunicação do património cultural. Analisa-se, também, a influência das autoridades locais na preservação do património, abordando políticas e projetos que impactam diretamente a identidade cultural de uma comunidade.

Em geral, debate-se sobre a importância da preservação do património, da memória e das identidades locais nas nossas localidades, chamando ao diálogo diferentes atores, como as instituições públicas, os académicos, os agentes e decisores políticos e membros da comunidade.

O evento é uma organização dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Coruche, Grândola, Madeira, Montijo e São João da Madeira.

Consultar o programa do evento AQUI.

O link das inscrições AQUI.

Seminários
16 Abr.