Agenda Ponta do Sol

ir para conteudo

Festa da Cereja - Jardim da Serra

cartazEvento

Detalhe

Cartazes
10 Jun.
1954
Jardim da Serra
Jardim da Serra
-
Câmara Municipal de Câmara de Lobos
Coorganização: Câmara Municipal de Câmara de Lobos
-

A Festa da Cereja é um evento que se realiza na Freguesia do Jardim da Serra desde o ano de 1954, considerada como uma das mais antigas festas da ilha da Madeira em homenagem a frutos. Ocorre pela primeira vez com o nome de "Dia das Cerejas".

Realiza-se habitualmente no mês de junho, época em que o fruto está pronto a ser apanhado. 

Destina-se, essencialmente, a promover e divulgar a cereja como produto nobre da agricultura desta freguesia, assim como todos os produtos/derivados que dela advêm. Para além disso, dá a conhecer aos visitantes as tradições, a cultura e os produtos produzidos localmente.

O ponto alto da Festa da Cereja é o Cortejo Alegórico e Etnográfico que tem como objetivo dar a conhecer a etnografia e os costumes da freguesia do Jardim da Serra.

Este certame assume importância para os agricultores, sendo que é uma forma de motivar e ressalvar uma maior produção e uma maior qualidade deste que é o fruto mais emblemático do concelho de Câmara de Lobos. 

Sendo a cereja a protagonista da festa, durante os dias da sua celebração ocorrem diversas ações de promoção através de exposições, showcookings e palestras.

Durante os festejos existe muita animação de cariz tradicional, onde atuam grupos folclóricos, grupos de Cantares e Tocares e despiques espalhados um pouco por toda a festa. Ritmos mais 'modernos', a cargo de artistas regionais, contribuem também para a animação dos visitantes.

Fonte: Casa do Povo do Jardim da Serra
Promotor: Casa do Povo do Jardim da Serra

Vídeos

Galeria

imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria
imggaleria